O Paraná HP visitará o Juventude FA neste sábado, 1º de setembro, em partida válida pela Brasil Futebol Americano (BFA), principal competição do esporte no País. Após vencer o Santa Maria Soldiers em Curitiba, equipe paranaense teve na semana de bye a chance de descansar e focar nos treinos, visando a preparação para a partida do próximo final de semana.
No último jogo, o ataque do Paraná HP apareceu muito bem, com campanhas longas, tanto em passes quanto em corridas. Do outro lado do campo, a defesa também teve uma ótima partida, garantindo a vitória da equipe na prorrogação, num dos jogos mais emocionantes da temporada até aqui.
Nós conversamos com Bruno Sgarioni, que atua como safety e cornerback do HP e nos falou um pouco sobre a vitória contra o Soldiers: “Foi o jogo mais emocionante do ano e da minha carreira também. Nós queríamos muito vencê-los, tanto pelas duas derrotas sofridas no ano passado, sendo uma delas nos playoffs, quanto por eles estarem sendo cotados como favoritos. Mas, sabíamos que não iria ser um jogo fácil e que precisávamos nos atentar em cada detalhe. Lutamos por uma vaga nos playoffs e cada vitória é importante”.
Relembre como foi a vitória do HP contra o Soldiers no overtime.
Sgarioni é um dos atletas mais ativos da sideline do HP e, nas últimas partidas, tem sido um dos líderes da equipe, tomando a palavra no huddle pós-jogo. Para ele, jogar na defesa da equipe é um grande privilégio: “Jogar no HP já é uma honra enorme, pois temos muitos jogadores de reconhecimento nacional, além da comissão técnica que é altamente dedicada a todos os setores da equipe. Mas falando da defesa, nós somos uma família muito unida e nos fortalecemos mais a cada passo. Todo mundo traz isso para dentro de campo, graças aos mais experientes como o Max, Bis, Rios e os irmãos Kvas, que não deixam esse espírito morrer. Para mim, a maior benção que o futebol americano me deu foi conhecer e poder dividir o campo com esse caras e, graças a eles, nós sempre seremos lembrados como a ‘defesa do HP’. Além disso, tenho certeza que ela continuará distribuindo chinela, pois os atletas que estão vindo da base estão com tudo”.
Indo até Caxias do Sul/RS pelo segundo ano seguido, o HP quer repetir a boa atuação feita ano passado contra o Juventude FA, quando venceu por 17 a 12. Para Bruno, a intensidade será um dos segredos da vitória: “Em relação ao jogo contra o Juventude, nós estamos indo bem preparados, conhecemos e estudamos muito bem o nosso adversário. A viagem é longa e cansativa, porém estamos prontos para jogar o tempo inteiro com intensidade. A partida será decidida nas trincheiras e, como foi contra o Soldiers, precisamos estar atentos a cada detalhe”.
Paraná HP e Juventude FA entram em campo às 14h deste sábado, 1º de setembro, em Caxias do Sul (RS), pela BFA. Os ingressos custam R$ 20,00.
(Fotos: Vinícius Basso / Equipe Futebol Americano Paranaense)